TISTOCCO
No ano de 2012 derivado de uma observação que fiz durante a minha jornada na faculdade, eu criei um canal no Youtube. Durante essa época, por cursar uma faculdade de desenvolvimento de games o meu contato jogando os diversos jogos existentes por aí, aumentou. Voltei a jogar jogos clássicos que estavam no fundo da gaveta e me permitindo a jogar jogos que meus amigos de sala recomendavam. Um desses jogos foi League of Legends, era um jogo que reunia todos e passávamos o período da tarde até noite jogando em call via Skype. Com o passar dos meses jogando quase todo dia e ganhando conhecimento sobre o jogo, um dos meus amigos de sala, Gustavo Dócil, dedicava seu tempo para fazer as traduções das informações do jogo e passava as informações para o pessoal que costumava jogar junto. Isso foi ganhando força, até que ele teve a brilhante ideia de começar a criar vídeos contando as histórias e informações de League of Legends.
Os anos de faculdade foram se passando e no final quando eu estava começando a criar a ideia da Izotonic para o TCC, me surgiu a proposta e ideia conjunta de criar um canal de LoL com amigos (Celu, Sono, Drend e Renato). Eu já estava criando alguns conteúdos falando sobre a empresa no Youtube e aproveitei essa proposta para alavancar o empreendimento. Lembro que durante o período de faculdade nos surgiu o convite para participar do primeiro evento promovido pela Riot Games para o lançamento do League of Legends no Brasil.
Esse evento foi uma ótima bagagem que me fez entender a dimensão dos games e seus respectivos setores dentro da indústria. Esse evento não foi só o lançamento do League of Legends no Brasil, mas também foi o primeiro showcase de campeonato envolvendo o jogo e jogadores profissionais daquela época. Fiz uma conexão da empresa com o jogo, promovendo ideias, projetos e campeonatos envolvendo League of Legends citando o nome da Izotonic junto. Uma das ideias que tive para promover o nome Izotonic foi criar um time com amigos do LoL que eu tinha costume de jogar. Fizemos todos os processos para a criação do time, identidade visual, line up (formação dos jogadores), uniformes, parte de marketing visando patrocinadores e redes sociais tanto do time quanto dos jogadores individualmente.
Na fã page 5LOLDiretoria do time promovíamos sorteios de RP (Moeda do jogo), divulgávamos o canal League Wave que era o nome do meu canal inicialmente e o nosso maior marco que foi a classificação para o primeiro campeonato oficial de League of Legends promovido pela própria desenvolvedora do jogo (Riot Games).
O time foi desqualificado devido a um problema gerado pelos membros do time. Uma prática tida como ilegal no jogo nos desqualificou do campeonato. Como o servidor brasileiro naquela época acabara de chegar no país, durante os horários da madrugada quase ninguém estava online para jogar. O que fizemos nesses tempos era reunir 10 jogadores e dividíamos em 2 times de 5. Fazíamos uma dinâmica onde um time só ganhava e o outro só perdia, fazendo assim com que o ranking pessoal e de time dos jogadores subisse rapidamente.
Quando fomos classificados para o campeonato e o nome do time e jogadores foi divulgado, pessoas da comunidade começaram a pesquisar os nicks dos jogadores para ver a performance de ranking e personagens que mais jogavam. Nesse processo, uma denúncia da nossa prática foi feita no fórum do jogo e posteriormente eu recebi uma ligação de um dos funcionários da empresa, me notificando da desqualificação do campeonato.
Para mais informações sobre acesse o link - https://lol.fandom.com/wiki/Riot_Season_2_Brazilian_Championship
Depois de toda essa experiência e buscando para mim o que fazia mais sentido, voltei a focar no canal que era o início de toda essa jornada. Fui trazendo mais ideias de programas derivado de várias experiencias que fui tento com os projetos passados. Do ano de 2012 para 2013 eu criei os programas:
Lines of League
Programa artístico mostrando um vídeo acelerado, onde Juliana Sampaio (Membro da Izotonic Studios) fazia releituras de imagens dos personagens do jogo e expressava em forma de desenho.
A ideia do programa era mostrar o lado técnico do desenvolvimento de jogos, onde se mostrava a necessidade de etapas dos desenhos como Model Sheet, Software utilizado, técnicas de desenhos. Uma vez por semana montávamos um desenho baseado nos comentários do público no canal e após a finalização dele, eu produzia um suvenir usando o desenho para sortear entre o público que me acompanhava.