top of page

TECLADO NUMÉRICO VIRANDO STREAM DECK!

Recentemente fiz um vídeo no meu canal pessoal ensinando a transformar um teclado numérico em um Stream Deck (Aparelho similar a uma mesa de cortes para programas ao vivo). Por entender que o vídeo possivelmente tenha passado algumas informações muito rapidamente, resolvi colocar de forma mais detalhada aqui no Blog para facilitar o entendimento.



  • INSTALAÇÃO DOS SOFTWARES NECESSÁRIOS (GRATUITOS)


OBS (Open Broadcaster Software)



Com esse software você poderá realizar gravações e transmissões para diversas plataformas de Streaming como Facebook, Youtube, Twitch entre outras.



NOOBS CMDR - Nutty's Official OBS Commander



O NOOBS é um software com diversos recursos audiovisuais, entres, a criação de comandos que efetuarão os cortes de cenas, controlar níveis de áudio e ligar/desligar fontes.



HID Macros



O HID Macros é um software compatível com o Windows com a função de criar macros para as teclas do Teclado. O maior diferencial desse software é a identificação individual de cada teclado conectado no computador (muito importante em casos que se tenha mais de um teclado conectado, evitando assim o conflito configurativo entre eles).

Exemplo: A tecla F1 do meu primeiro teclado, ativa a transição de tela do OBS enquanto a tecla F1 do meu outro teclado não realiza função nenhuma. Caso esse software não identifique os teclados de forma separada, os dois F1 poderiam executar a mesma função ou não executar nada, pois as teclas se conflitariam.



OBS WEBSOCKET



O WebSocket é um plugin para OBS que permite a criação de servidores internos para conversar via IP/Rede com os softwares que se comunicam com o OBS. Nessa situação iremos usar esse plugin para fazer a conversa do NOOBS CMDR com o OBS.



  • PROCESSO DE PREPARAÇÃO


Após instalado todos os softwares listados acima, seguiremos para a etapa de preparação.

  1. Primeiramente abra o OBS e observe se o WebSocket está em funcionamento (Lembrando que é recomendado que seja realizado a instalação sempre da versão mais atualizada do OBS);

  2. No menu Ferramentas ou apertando o atalho T, será aberto uma lista de plugins, incluindo o WebSocket, semelhante a imagem da janela abaixo:



NOTA IMPORTANTE: O campo de Password estará VAZIO (sem nada). Você precisa criar uma senha de acesso (para questões de segurança);


  • Com o OBS aberto, abra o NOOBS CMDR e lembre-se de iniciar a primeira vez como Administrador do Windows (Posteriormente você não precisará repetir esse processo de abrir como Administrador);


NOTA IMPORTANTE: O NOOBS CMDR é um software sem a necessidade de instalação, assim sendo, recomendo deixar em algum HD ou pasta interna do PC para melhor controle.


  • Se tudo estiver configurado corretamente no WebSocket, a tela de seu NOOBS CMDR conforme abaixo:


  • Caso o NOOBS CMDR não esteja configurado corretamente, a tela aparecerá da seguinte forma:


NOTA IMPORTANTE: No NOOBS CMDR você criará as funções que seu OBS irá executar. No vídeo tutorial eu ensinei como fazer as transições de cena, mas o mesmo processo se repete para outras funções.

Abaixo é mostrado toda a lista de funções que o NOOBS pode criar:


  • Após selecionar a opção "Scene", a tela aparecerá da seguinte forma:


NOTA IMPORTANTE: Lembra do plugin WebSocket que eu falei? Então, fará a leitura das Cenas que você criou no OBS com o NOOBS CMDR, e assim, o NOOBS identificará o que foi criado no OBS para realizar as funções.


Exemplo de algumas cenas minhas criadas no OBS:


Captura de tela do NOOBS CMDR identificando as cenas do meu OBS.


  • Ao selecionar qual cena você quer fazer a transição, selecione e exporte um arquivo .BAT.


  • Ao clicar em “Export” ele irá abrir uma janela pedindo para você salvar o arquivo compilado em algum lugar do seu PC (Coloque um nome e destine o local de sua preferência) e clique em “Salvar”.


Agora iremos executar esses softwares com o programa HID Macros.


  • Inicie o HID Macros como Administrador do Windows (apenas pela primeira vez, depois disso não será necessário executá-lo dessa forma).


  • Clicando em “NEW” você criará uma função de macro.



  • Na aba a direita do programa você terá a parte de editar sua Macro.

  • No campo nome, coloque um nome para identificar qual macro é.

  • No campo Trigger, clique em “Scan” e em seguida pressione a Tecla que queira que se torne a Macro.



NOTA IMPORTANTE: Lembra do programa que exportamos no NOOBS CMDR? Agora que ele entra em cena.


  • Na parte de Action do programa você terá diversas opções, mas a que queremos usar, que no caso, é a “Run Application”. Marcando-a e clicando nos "..."

  • Ao clicar nos "...", abrirá uma janela pedindo para escolher qual programa você quer executar. Vá no local onde você salvou seus Exports do NOOBS CMDR e selecione o "VBS" (Arquivo compilado em Visual Basic) que criou para a transição de cena.



  • Pronto, agora se todos os procedimentos foram seguidos corretamente como descrito neste Tutorial, ao apertar a tecla Macro que você criou, provavelmente o seu OBS irá transacionar de uma cena para a outra.

NOTA IMPORTANTE: Sempre que quiser que no seu teclado numérico ou teclado convencional utilizado para as macros venha a funcionar com os parâmetros configurados, é necessário abrir o HID MACROS, ou seja, quando for fazer suas lives e gravações, será necessário deixar o OBS aberto juntamente com o HID MACROS, caso contrário, todo esse processo de macros não funcionará.

596 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page