top of page

Organizadores da SPJam selecionam os melhores games já criados no evento.

Foto do escritor: Tiago Sanches ValentinTiago Sanches Valentin

Atualizado: 8 de abr. de 2022

Evento que realiza sua 5ª edição no final deste mês, serviu de ambiente para excelentes criações.


A SPJam, Maratona Paulista de Desenvolvimento de Jogos, realizará sua 5ª edição nos próximos dias 28 a 30 de agosto. Como já é de conhecimento dos participantes tradicionais, o evento propõe uma jornada de 48h ininterruptas para os grupos de desenvolvedores criarem suas produções, algumas delas com surpreendente qualidade.

A pedido do Drops de Jogos, Luiz Fernando Ribeiro de Sá e Alexandre Ribeiro de Sá, irmãos e organizadores do evento, selecionaram os melhores projetos já desenvolvidos durante as edições anteriores do evento.

"Tem muito jogo", comentou Luiz Fernando durante a nada fácil tarefa de selecionar e elencar os games escolhidos. "Entrar, pegar, testar… é bem trabalhoso. Às vezes, precisamos ir atrás de uma build mais nova… Foi bem puxado.", concluiu.

Veja abaixo os 7 melhores jogos produzidos e as informações sobre cada projeto:

Doppelganger GF Attack

SPJam 2013

Tema da Jam: Plot Twist

O Jogo: Doppelganger GF Attack foi conceitualizado, programado e teve a arte feita por Pedro Gardel Câmara e teve a música composta por Patrícia de Carli.

Destaques: O legal desse jogo é que, apesar de trabalhar com um equipe pequena e com grande parte do peso do desenvolvimento sobre uma única pessoa, o jogo tem uma mecânica bastante simples e divertida, além de ser muito bem polido!

É um jogo que exemplifica bem o espírito de uma jam, não precisa de uma tonelada de features para se fazer um jogo bom, precisa de um conceito, e muitas vezes bom conceitos são simples!


CMYK

SPJam 2014

Tema da Jam: Contraste

O Jogo: CMYK foi desenvolvido pela equipe IZOTONIC, que já é veterana de SPJam. É um puzzle de mecânica bem simples, porém, o trabalho de level design é bem rebuscado, mais um bom exemplo de um jogo de Jam: o foco é no gameplay.

Destaques: O legal desse trabalho é que após o evento a equipe abraçou o projeto, retrabalhou ele inteirinho e publicou para Android. Agora, estão preparando para iOS / Windows Phone / PC / Mac / Linux e consoles; além de prometerem ter uma história por trás do jogo!

Versão para Android: Google Play


Union

SPJam 2014

Tema da Jam: Contraste

O Jogo: Union é um projeto mais ousado, é um "jogo shooter, em arena, multiplayer online multiplataforma, em tempo real!" de acordo com o próprio desenvolvedor. Roda em partidas de Até 2×2 Jogadores! Após o evento ele também foi lançado para iOS e Android, além de ter virado playfab para Photon, o Union – Opensource MOBA!

Versão para iOS: Appstore

Versão para Android: Google Play

Plataforma Playfab: Playfab

Source: GitHub


Onna

SPJam 2013

Tema da Jam: Plot Twist

O Jogo: Onna é um plataforma desenvolvido por Fernando Ângelo, Luciana Nascimento e Clóvis Vilela. É um jogo de plataforma, muito bonito e de gameplay simples, mostrando que é possível ousar em uma Jam.

Destaques: A Luciana e o Fernando começaram a trabalhar juntos dentro da SPJam. O Clóvis era conhecido do Fernando dos tempos da faculdade, mas voltaram a se falar durante o evento! começaram a participar na segunda edição, ainda na UNESP sobre o tema Time.

Há um interessante timelapse da Luciana trabalhando no projeto durante o evento. Assista aqui.

Frase marcante: "Desculpa pelos buuugs" (Fernando Angelo, sobre o Onna)

Pós-jogo: O legal é que a Luciana após se envolveu num projeto de financiamento coletivo com a Q-bit Games, que foi fundado, o Holobunnies.

Versão para Windows: Download

Versão para MacOS: Download

Versão para Linux: Download


The Last Last Battle

SPJam 2013

Tema da Jam: Plot Twist

O Jogo: The Last Last Battle é mais um exemplo de excelente jogo de Jam, é um never ending shooter, e é justamente onde a proposta de plot-twist está atrelada à narrativa do jogo.

Detalhes: Sem nenhum exagero com features, o jogo se foca no principal, o gameplay, e sem dúvida gera um bom tempo de diversão. Legal também é o fato do programador ter disponibilizado o source code do projeto.

Web Flash: Jogar

Source: GitHub


Hugo was Alone

SPJam 2013

Tema da Jam: Plot Twist

O Jogo: Hugo was alone foi praticamente todo desenvolvido por Hugo Moraleida, mas é um grande exemplo do que se trata o SPJam: ele contou ajuda de outros participantes que estavam no evento para finalizar o jogo, e o sound fx foi composto pelo William Polleto.

Detalhes: É um Dungeon Crawler com diversas cenas e com 4 tipos de inimigos. O projeto foi documentado no blog do desenvolvedor.

Dev Entry: Bob Game Dev

Versão para Windows: Download

Versão para MacOS: Download

Versão para Linux: Download


Alpha Kontrast

SPJam 2014

Tema da Jam: Contraste

O Jogo: O Alpha Kontrat foi feito por uma equipe grande, integrada por 7 membros. Conta apenas com uma fase, afinal é uma jam de 48hs, mas é muito bom em questão de conceito.

Detalhes: Trata-se de um puzzle plataform, onde você muda entre dimensões com o objetivo de chegar novamente a sua nave para voltar à sua casa. O level design é a ligação com o tema!

HTML5: Jogar


Embora a seleção apresente apenas os jogos mais interessantes, o resultado da Jam é sempre composto de inúmeras boas ideias que ostentam o necessário para serem transformadas em grandes projetos, com o afinco de seus idealizadores.

A SPJam acontecerá entre os dias 28 e 30 de agosto (sexta a domingo) na PUC-SP, Campus Marquês de Paranaguá, e as inscrições podem ser feitas até o dia 16 de agosto, ao preço promocional de R$ 55.

Informações diretamente no site da SPJam e na página do Facebook do projeto.

Acompanhe Drops de Jogos no Facebook e no Twitter.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.


Comments


bottom of page