top of page

Game Boy original minerando Bitcoin!

Atualizado: 8 de abr. de 2022

Portátil de 1989 novamente em alta por causa de uma Raspberry Pi!

Ficou no passado que o desafio era fazer qualquer eletrônico rodar Doom. O “hype” agora consiste na mineração de criptomoedas por meio de qualquer dispositivo eletrônico que consiga processar a operação, nessa onda, o canal "stacksmashing" no Youtube mitou em utilizar e mostrar como minerar Bitcoin utilizando um Nintendo Game Boy Original, conforme vídeo abaixo:



No vídeo é mostrado nada mais, nada menos que um Game Boy Original de 1989 conseguindo resolvendo um bloco no processo de mineração de Bitcoin, moeda esta considerada uma das mais valiosas do momento.


Para obter tamanha façanha, os mitológicos necessitaram trabalhar somente na engenharia virtual do Game Boy, visto que o portátil, para começo de conversa, não tem nem acesso a internet, pois, quando ele foi lançado, a internet ainda não se encontrava disponível para utilização em consoles e portáteis domésticos.


Para fazer o portátil se conectar a internet, requisito obrigatório para executar essa atividade de mineração, os idealizadores utilizaram uma Raspberry Pi conectada ao portátil por meio de uma SPI (Serial Peripheral Interface), ou seja, transformaram o Game Boy em um mini-PC minerador sem precisar abrir ou mexer na estrutura física interna.


Não é necessário comentar que, um Game Boy de 1989 portador de um processador Sharp LR35902 de 8-bit não tem o melhor hash rate do mundo, muito pelo contrário, certamente deve estar classificado como o pior hash rate de todos os tempos com apenas 0,8 hashes/segundo, algo que o TweakTown estima ser 125 trilhões inferior ao comparado a uma mineradora ASIC.


O objetivo aqui não é ensinar como ficar rico através de uma opção viável para minerar criptomoedas, mas sim, de desafiar e testar a capacidade dos programadores de plantão a serem criativos! A criatividade não tem limites, mesmo para aqueles que tentam rodar Doom num aparelho de fax, Windows XP em um Apple Watch ou League of Legends numa torradeira.

11 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page