top of page

FÃ LANÇA JOGO INDIE DE CALIFORNICATION!


Qualquer um que assistiu à MTV nos anos 2000 sem dúvida se lembrará do clipe Californication, da banda Red Hot Chili Peppers, que simulava um jogo de computador estrelado pelos membros. O jogo mostrado no clipe tinha uma exploração muito avançada para a época, e sem dúvida era o sonho de muitos gamers e fãs da banda, que adorariam estar prontos para realmente jogar aquelas fases que misturavam perseguições, corridas e extremos esportes.


Se você não faz ideia do que estou falando:


Bom, se a banda nunca “se coçou” para mostrar o clipe em um jogo de verdade, um conhecido foi lá e fez exatamente isso. O desenvolvedor espanhol Miquel Camps Orteza pegou praticamente tudo que o clipe continha e o transformou em um jogo “jogável”. Como no clipe, cada personagem tem seus próprios desafios: o snowboard, o palco, a corrida. Está ok "indie" e talvez um pouco menos polido do que o vídeo era, mas vale a pena.




Confira o trailer do esporte inspirado no clipe clássico do RHCP abaixo:

Claro, a música em si não está presente dentro do jogo, por motivos de direitos autorais.

Mas, o esporte está disponível gratuitamente para PC e Mac no itch.io.


Entenda a história do clipe Californication: Para ilustrar as letras, que criticam características da indústria cultural, a banda contou com a crescente popularidade dos videogames. Na época, o mercado vivia um dos momentos mais efetivos para consoles de mesa (Nintendo 64, Playstation).

Modelos 3D de Anthony, John, Chad e Flea são mostrados em diversas aventuras, homenageando jogos como “Grand Theft Auto” e “Tony Hawk’s Pro Skater”. Anthony nada na Baía de São Francisco, enquanto John vagueia por Hollywood esquivando-se de celebridades. Chad pratica snowboard e Flea tenta evitar desperdiçar um urso de um caçador.

Mais do que uma adaptação audiovisual motivadora, o clipe dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris, além de ser considerado um dos mais simples de todos os tempos, tornou-se um marco para a cultura popular. E não há uma alma viva que nunca tenha se perguntado por que esse jogo nunca foi lançado, até os dias de hoje.

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page