top of page

A ALFABETIZAÇÃO NA PALMA DAS MÃOS!

Atualizado: 8 de abr. de 2022

Foco X Cuca Fresca




Game de apoio à alfabetização.

É um projeto que propõe estimular o processo de alfabetização através de uma hiper-história (história contada através de um jogo/aplicativo que conta com a interatividade do jogador. A organização da sequência das telas tem o objetivo fundamental de cumprir a proposta de apresentação de estímulos com significados equivalentes: figura, sílaba escrita - anagrama, sílaba falada e posteriormente palavra falada e palavra escrita. Em seguida é apresentado um treino dirigido do conteúdo através da construção das palavras apresentadas com ajuda demonstrativa do personagem. Na tela seguinte o jogador experimenta a construção das mesmas palavras e outras recombinadas com as sílabas aprendidas sem ajuda do personagem e, na última tela, o jogador deve selecionar pseudopalavras ao ouvir sua emissão. Nessa sequência de atividades são oferecidas oportunidades de exposição aos estímulos (sílabas e palavras), manipulação deles com ajuda, manipulação deles sem ajuda e finalmente, a possibilidade de comprovar se os conceitos de início, sequenciação e associação entre fonemas e grafemas - consciência fonologia foram assimilados. O jogo começa com uma animação que solicita ao jogador que vença desafios. O personagem principal, Max® (jogador) conta com dois personagens que formam sua consciência: Foco® e Cuca Fresca®. O personagem Foco incentiva e estimula o jogador a vencer os desafios de cada tela e o personagem Cuca Fresca® sugere deixar as atividades para depois do descanso. A primeira tela apresenta o conteúdo a ser trabalhado e a dinâmica de uma corrida muito apreciada pelas crianças. Há uma música de fundo envolvente, porém em volume baixo, a fim de não mascarar as emissões verbais das sílabas coletadas para a próxima tela. Há uma animação entre as telas para finalizar cada etapa e iniciar a etapa seguinte, mantendo a proposta da hiper-história. Cada etapa do Jogo apresenta o conteúdo de um bloco. Cada bloco contém um conjunto de sílabas e vocábulos a ser assimilado e é composto por três fases, como descritas acima. A cada três blocos de sílabas apresentados nessa sequência de telas há uma tela de construção de pseudopalavras para a certificação de que o jogador assimilou os conceitos e consegue aplicá-los. O projeto completo é composto por 33 Blocos de Sílabas desenvolvidos em 110 telas de entretenimento durante a hiper-história. As primeiras telas do jogo que correspondem ao primeiro Bloco de Sílabas/Palavras e a tela de construção de pseudopalavras compõem a versão DEMO disponíveis na Play Store e na App Store.


A VERUSCA vai mostrar como o som do arquifonema S é representado.

Sou a Verussssssca


Ainda não sei falar o meu nome, mas a Abeletrinha vai me ensinar: Sou a Ocinha Pitada!

A Oncinha Pintada vai apresentar o arquifonema N aos pequenos. Uma forma divertida de aprender a representação do som nasal.



E mais...

Dona PAPAGAIA CURIOSA e sua filhote SABIDA formam uma dupla super divertida! Elas vão mostrar como construir respostas escritas para as diversas pegadinhas.


Backgrounds que inspiram conhecimento além da alfabetização, com muita criatividade

Programação: Gustavo Verniano Angélico de Almeida Arte e design: Vinícius Yokomizo Pires Autoria e coordenação: Katia Esper


Em 2019 contamos com o CDG Inatel na programação da próxima tela que será lançada em breve! Um agradecimento especial aos profissionais envolvidos, Prof. Orientador Renzo Paranaíba Mesquita e alunos de Iniciação Científica Luciano Matheus Corrêa (Arte e Design) e Gabriel Pivoto Ambrósio (Desenvolvimento e Programação), que realizaram um trabalho incrível!

APOIO CIENTÍFICO


Recebemos o 2º Lugar do PRÊMIO FONO TEC 2018, CONCURSO PROMOVIDO PELO CONSELHO REGIONAL DE FONOAUDIOLOGIA



“Foco X Cuca” foi uma das Startups selecionadas para a 3ª Turma do Crowd Vale da Eletrônica - Incubadora INATEL.


A banca de avaliação foi composta por especialistas do Inatel, Ericsson Brasil, Telefônica Brasil e Wayra Brasil!

Ótima ferramenta de trabalho para educadores e terapeutas

Educadores Crianças sem dificuldades de aprendizagem apreciam muito esse game e aprendem se divertindo. Adultos não alfabetizados também têm conseguido excelentes resultados no início de sua alfabetização.

Terapeutas As quatro primeiras telas já disponíveis compõem uma sequência de aquisições de conceitos fundamentais para a aquisição da leitura e escrita. Experimentem com seus pacientes.

MISSÃO: Auxiliar o processo de ALFABETIZAÇÃO de pessoas com AUTISMO, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ou OUTRAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.

Autoria Katia Esper Izar VernianoCRFa 2-5035


Fonoaudióloga formada pela PUC-SP em 1988 e Mestre em Neurociências e Comportamento pela USP. Atua há mais de 30 anos na área dos distúrbios da comunicação, especialmente com o desenvolvimento da linguagem gráfica em clínica particular “Kesper Fonoaudiologia” e em um Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual na Prefeitura de São Paulo. Durante sua experiência com pacientes portadores de diversas patologias ou dificuldades (síndromes, autismo, dislexia, deficiência intelectual e atraso de desenvolvimento cognitivo entre outras, identificou diversas abordagens facilitadoras ao aprendizado e à alfabetização. Uniu o seu conhecimento sobre processos de alfabetização lúdicos ao uso da tecnologia que tanto fascina e detém a atenção das crianças e criou o game "Foco X Cuca Fresca", uma hiper-história com animações instrutivas, atividades educativas e uma proposta fundamentada que auxiliam a aquisição da leitura.




Rua Voluntários da Pátria, 4370 cj. 41

São Paulo/SP

CEP 02402-600

(11) 2976-5583

(11) 99655-5611




14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page