top of page

Abya Yala: o nome indígena para o continente Americano.

Atualizado: 25 de dez. de 2023


Você sabia que o continente americano tem um nome de origem indígena? É Abya Yala, que significa “terra em plena maturidade” ou “terra de sangue vital” na língua kuna, falada pelo povo kuna, que vive no Panamá e na Colômbia. Esse nome foi proposto como uma alternativa ao termo “América Latina”, que é considerado eurocêntrico e colonial, pois remete à origem latina das línguas românicas (castelhano e português) e ao navegador genovês Américo Vespúcio, que batizou o continente com o seu próprio nome.


O uso de Abya Yala como uma forma de identidade cultural e respeito à natureza do continente começou em 1992, quando se completaram 500 anos da chegada dos europeus às terras americanas. Foi nesse ano que os indígenas bolivianos Takir Mamani (também conhecido como Constantino Lima) e Fausto Reinaga, ambos líderes do Movimento Indígena Tupak Katari, divulgaram o nome Abya Yala, que eles haviam aprendido com os kuna em uma visita ao Panamá em 1977.


Desde então, o nome Abya Yala vem sendo usado por diversas organizações e comunidades indígenas de todo o continente, como um símbolo de unidade e pertencimento, e como uma forma de descolonizar o pensamento e a história da América.



24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page