top of page

A COPA DO MUNDO DO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS GAMEJAM+

Começa agora a jornada Game Jam+!


Com a participação simultânea de aproximadamente 100 cidades, já é a maior Game Jam com foco em negócios do Mundo! Estamos criando oportunidades e desafios para todos vocês: quer criar o próximo grande jogo indie?

O que é uma Game Jam?

Game Jam é um evento onde desenvolvedores formam equipes e criam jogos do 0, em tempos variados, sendo normalmente por volta de 48h ininterruptas.


Qual a diferença para uma Game Jam normal?

O formato clássico das game jam’s (maratonas de desenvolvimento de jogos) costuma compreender apenas uma etapa, mais especificamente um final de semana de imersão e criação de jogos em equipe. A fim de favorecer a continuidade do desenvolvimento dos projetos, fazendo com que os jogos criados na maratona se tornem empreendimentos; contato com grandes players do mercado, geração de negócios e a visibilidade dos projetos apresentados, a Game Jam Plus (GJ+) propõe uma lógica de evento diferente, que contempla quatro etapas:


1ª etapa: A game jam - etapas regionais

2ª etapa: Incubação de empresas

3ª etapa: Semifinais continentais

4ª etapa: Evento de condecoração dos vencedores - Final

Primeira etapa - Todas as regionais ocorrerão simultaneamente no fim de semana dos dias 08 a 10 de outubro de 2021.


A banca de jurados é composta de investidores e profissionais de renome da indústria.


Segunda etapa - Acontecerá no período entre a regional e a semifinal.


Funcionando como uma incubadora de startups, toda conexão dos finalistas continentais com profissionais renomados da indústria será executada pela organização nacional do evento e visa aumentar a qualidade dos jogos e trazer a noção de negócios para todos os participantes - Previsão de 150 empresas;


Os três meses de aceleração contribuem para que os projetos se tornem empresas. Em 2017, foram 50 horas de mentoria para negócios para 12 projetos. Em 2018, 195 horas para 28 projetos. Em 2019, foram 700hrs para 58 projetos. Em 2020, foram 1200hrs para 92 projetos reproduzimos o formato de mentoria on-line do Inovativa do MDIC, com referências da área.


Terceira etapa - Serão 5 semifinais continentais, online:


i) Latin America

ii) Africa and the Middle East

iii) North America

iv) Europe

v) Asia and Oceania


Quarta etapa - A última etapa reúne os participantes selecionados e apoiados pelo projeto de aceleração (etapa 2) em um evento no formato DemoDay (votação dos jurados).


A evolução do desenvolvimento dos jogos vencedores da primeira etapa é analisada pela bancada dos júris e, novamente, os jogos são submetidos ao voto popular.


Melhor Arte

Melhor Som

Melhor Narrativa

Melhor Innovation

Melhor Gameplay

Melhor Design

Melhor Estratégia de marketing/negócios


Os vencedores regionais receberão prêmios que irão variar de acordo com a regional. O único prêmio garantido entre regionais é uma vaga para nosso programa de incubação (2° etapa) e presença na sua semifinal continental (3° etapa).


Os prêmios dos vencedores nacionais são diversos, e estamos aumentando-os a cada momento, serão anunciados em breve!


A organização nacional se responsabiliza pela produção e execução do evento da final e pela premiação dos vencedores.


As organizações regionais se responsabilizam pela produção e execução do evento regional.


*Os vencedores regionais terão sempre o direito de participar da semifinal e, eventualmente, da final de maneira remota. Porém, os custos com passagem e hospedagem serão de inteira responsabilidade do participante. Consulte a sua organização regional para ver se há algum custo coberto.


*Todo valor arrecadado com os ingressos (subtraído taxas e impostos) é revertido para a premiação dos competidores e para os custos da ida à semifinal, nas cidades onde a organização local não conseguir patrocínio local.


*Os pitches e jogos a partir das etapas da Semifinal e Final devem estar acessíveis para falantes da Língua Inglesa.


A banca de Mentores é composta por mestres, empresários e profissionais da indústria dos games!



Caio Ribeiro Chagas é mestre em Mídia e Tecnologia. Atua como designer e criador de jogos independentes desde 2008. Sócio da Ilex Games, já colocou no ar jogos como “FACE IT” e “Soul Gambler”. Atualmente é game designer do jogo Tower of Samsara - Hidden Treasures.


Renan Peris - Trabalha como Líder Técnico na desenvolvedora de jogos estado-unidense Mega Cat, onde se destaca pela criação de sistemas de fácil utilização. Tem 10 anos de experiência com programação e realizou múltiplas mentorias neste tempo.


Daniele Polisda trabalha na área de jogos desde 2011, já atuou como produtora de jogos Free 2 Play MMORPGs em português e espanhol para mercados do Brasil, América Latina e Europa, como gerente de comunidade, criadora de conteúdo e liderou projetos de marketing. Hoje é Gerente de Negócios na GamePlan.



Para mais informações acesse o evento no link https://www.facebook.com/events/683558152241283




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page